quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aprenda Danças


Ensino da Dança do Fandango

Para que um aprendizado seja completo, além de termos um conhecimento geral sobre as danças que vamos ensinar (coreografia e história), devemos nos preocupar também com um modelo didático, para que todos possam sair satisfeitos e enriquecidos desta aula de dança.
Partindo sempre do princípio de que as pessoas que procuram um curso de danças não sabem nada sobre ritmo, coreografia, posturas ou usos e costumes da tradição gaúcha, devemos iniciar os cursos ou aulas pelo mais básico, separando o ensino em 3 partes:

1) Coreografia: ou seja, o número de passos que cada pessoa deve dar para a frente, para o lado ou para trás, trabalho que pode ser feito com música ou sem esta, com o par ou sem este.
2) Ritmo: isto é, além de executar corretamente a coreografia, esta deve estar dentro do ritmo. Ensinaremos, primeiro, quais os instrumentos que num grupo musical nos mostram o ritmo, como a percussão ou contrabaixo; segundo lugar treinamos a marcação que deve ser feita de acordo com a música. O aluno que não sabe diferenciar os ritmos, normalmente, quando em um salão olha para os outros pares que estão dançando, copia-os, nunca tendo certeza se estes estão dançando corretamente.
3) Posturas: pois cada dança tem sua própria postura. Da mesma forma que um sambista certamente não tem a mesma postura de um dançarino de tango, assim também, nas danças de fandango o dançarino nunca perde a altivez do povo gaúcho, devendo aprender a maneira de conduzir a dama e de colocar-se frente ao par, a evolução no salão e o respeito não somente para com seu par, mas também para com todos os demais que participam do baile. Tudo isso é importe e também faz parte da postura.
Para que um aprendizado da dança tenha maior eficácia, o educador deve buscar que seu aluno aprenda tudo o que for possível sobre esta. O aluno que aprende bem e de forma agradável, sai dali satisfeito, sendo ele próprio o grande propagandista destas aulas, pois além de as recomendar aos seus amigos, ele mesmo, com seu bom desempenho, é uma indicação eloqüente do bom trabalho realizado por aquele educador. O bom educador é aquele que busca sua realização pessoal no aprendizado do seu aluno. E, quando esse se torna tão bom, ou melhor, que seu professor, a satisfação deste será certamente muito maior.
A relação educador/educando deve ser premiada por uma cumplicidade, porque no ensino 50% são responsabilidade direta do professor, mas ou outros 50% são responsabilidade do aluno que tiver predisposição para aprender. Caso contrário não adianta nem deslocar-se para uma aula. No momento em que ele pensar “não vou aprender” ou “quero ver este professor me fazer dançar alguma coisa”, realmente está se fechando para qualquer aprendizado.
Podemos conseguir um ensino completo desde que tudo o que foi dito seja devidamente posto em prática, pois, qualquer que seja o objetivo – digitar, jogar, dançar, etc. Devemos sempre treinar pois é a repetição que traz a melhora na dança como um todo: ritmo, postura e coreografia.

Um comentário:

  1. Bah q legal ta bem feito o trabalho de vcs as danças estao bem explicadas parabens by:ciron 8° serie manha

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