quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A ORIGEM DO GAÚCHO



A ORIGEM DO GAÚCHO 



O gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Até a metade do século XIX, o termo gaúcho era usado de forma pejorativa, sendo dirigido aos aventureiros, ladrões de gado e malfeitores que viviam nos campos. 
Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Sem patrão e sem lei, o gaúcho foi, inicialmente, nômade. Com o passar dos tempos, a partir do estabelecimento das fazendas de gado e com a modificação da estrutura de trabalho, foram alterados os seus costumes, tanto no trajar quanto na alimentação. Mais tarde, já integrado à sociedade rural como trabalhador especializado, passou a ser o peão das estâncias. 
Atuando como instrumento de fixação portuguesa no Brasil Meridional, o gaúcho contribuiu para a defesa das fronteiras com as Regiões Platinas, participando ativamente da vida política do país. A partir disso, o reconhecimento de sua habilidade campeira e de sua bravura na guerra fizeram com que o termo "gaúcho" perdesse a conotação pejorativa. Após a Revolução Farroupilha, o gaúcho passou a ser considerado sinônimo de homem digno, bravo, destemido e patriota. 
O gaúcho é definido pela literatura como um indivíduo altivo, irreverente e guerreiro. Às suas raízes, somaram-se as culturas negra, alemã e italiana, e de tantos outros povos que vieram construir, no Rio Grande do Sul, uma vida melhor. 
O povo gaúcho valoriza muito sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra e seu amor à liberdade.



37 comentários:

  1. ' Adoro ser gaucha até porque eu faço parte do ctg Guapos da Amizade. Da turma 71 te tres que fazem o ctg Guapos da Amizade: Carol, Jennifer e Tainá! Bom bjs e vou seguir vocẽs no blog!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. adorooo ser gauchaaa bjs da thalia e laisla e michele bjs da turma 51.........

    ResponderExcluir
  4. adoooro o rio grande do sul orgulho de ser gauchaaaaa bjs thalia

    ResponderExcluir
  5. Achei ótimo o blog de vocês. Parabéns pelo trabalho e se a escola ainda tem site deveria ser publicado. Caso contrário vocês deveriam criar um site para publicá-lo.

    Parabéns, professora Jeanete

    ResponderExcluir
  6. adoro ser gaúcha (gremista)
    ass: anelise.c.l

    ResponderExcluir
  7. bá the esse blog ta muito interessante!!!
    *gostei*
    vou seguir vcs no blog!

    ResponderExcluir
  8. muito bom esse blog muito bem feito.
    ser gaúcho é muito bom e ser gremista melhor aindaaaaaaaaaa!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. gostamos muito porque a cultura brasileira e claro ser gaúcho(a) é com certeza uma honra eu simplesmente adorei bjoss turma:61 nomes:camilla gomes, julia,anelize,anelise candido.!

    ResponderExcluir
  10. Tenho orgulho de nascer nessa terra muito amada por todos nos os gaúchos turma 61 Carol.Silva

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. achei muito legal o blog espero que todos as pessoa vejam esse blog goste e vejam como é importante para algumas pessoas a cultura de ser gaucho parabens..........

    ResponderExcluir
  15. e fico bem bom o blog e cada vez o colegio consiga fazer mais coisas para o Rio Grande do Sul

    parabens!!

    por: dionatam

    ResponderExcluir
  16. massa de sorvete esse blogg xarope gostei afu serin

    ResponderExcluir
  17. ficou muito bom o blog... exceto os comentários infantis sem arugmentos convincentes sobre ele... mas tudo bem nem todos são maduros no tempo certo... espero que cresçam ...

    ResponderExcluir
  18. gostei do seu blog gurias, muito bom, parabéns, até pela questão da semana Farroupilha.

    add em artur.lehn_18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Parabens pelo trabalho inovador, muito bom, podendo melhorar com um layout e configurações melhores...

    ResponderExcluir