domingo, 12 de setembro de 2010

HISTÓRIA DO CHIMARRÃO

Chimarrão





Uma tribo indígena nômade de índios Guarany, indica como começo o uso da erva mate.
            Um dia, um velho índio, cansado das andanças, recusou-se a seguir adiante preferindo ficar na tapera. Amais jovem de suas filhas, apesar do coração partido, preferiu ficar com o pai, amparando-o até que a morte o levasse a paz do yvi-maria , a seguir adiante  com os moços de sua tribo.
            Essa atitude de amor rendeu-lhe uma recompensa. Um dia um pajé desconhecido encontrou-os e perguntou á filha Jary o que queria para ser feliz. A moça nada pediu, mas o velho pediu “renovado forças para poder seguir adiante e levar Jary ao encontro da tribo”.
            O pajé entregou–lhe uma planta muito verde, perfumada de bondade, e o ensinou que, plantado e colhendo as folhas, secando-as ao fogo e triturando,devia colocá-las num porongo e acrescentar água quente ou fria. “Sorvendo essa infusão, terá nessa bebida uma nova Campânia saudável mesmo nas novas tristonhas da mais cruel solidão”.
            O ancião se recuperou, ganhou forças e viajou até o reencontro de sua tribo.
            Assim nasceu e cresceu Coá-mini, que dela resultou a bebida coá-y, que os brancos mais tarde chamarão de chimarrão. A origem do nome mate vem do povo espanhol, que preferiu usar a palavra “mati” (cuia) da língua quíchua para se ajustar melhor a modalidade grave do idioma.
Logo foi substituído por uma palavra Guarany Caoguá – Nome composto por coá (erva), i(água) e guá (recipiente).

A tradição do chimarrão é antiga e remete a tradição á história da colonização espanhola. Soldados espanhóis, que  aportaram em cuba e foram ao México “capturar” os conhecimentos das civilizações Maia e Azteca,em  1536 chegarão a foz do Rio  Paraguay.
O porongo e a bomba do chimarrão  eram retirados de florestas de taquara, ás margens do rio Paraguay. Por causa de tradição, os para paraguaios tomam a bebida fria e em qualquer tipo de cuia. É o chamado Tererê, que pode ser ingerido com gelo e limão ou suco laranja e limonada no lugar da água.
No Brasil, a erva é socado; na argentina e no Uruguai, triturada. Nos países da prata, ela é mais forte e amarga, sendo recomendada para quem sofre de problemas de fígado.


5 comentários: